Verdade ou mentira? Suposto áudio de Bolsonaro em hospital viraliza

Desde terça-feira (19) a noite, circula pelas redes sociais um áudio onde o candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL), supostamente aparece gritando, reclamando e ofendendo funcionários do hospital onde encontra-se internado.

De acordo com o portal Fórum, o áudio foi enviado para o Instituto Brasileiro de Peritos, que apesar de informar que precisa de mais tempo para análise, já diz que o áudio provavelmente é falso, se tratando assim de uma pessoa imitando o candidato.

A gravação viralizou nas redes sociais e foi compartilhada inúmeras vezes, tanto em grupos de Whatsapp, quanto no Facebook e no Twitter. Rapidamente, montagens foram feitas com fotos e disponibilizadas até no YouTube.

Cuidados com as Fake News

Alguns cuidados podem ser tomados quando falamos de fake news, a seguir alguns cuidados para não ser enganado com notícias falsas.

Checagem

A principal recomendação é sempre checar as informações que recebe, é possível fazer isso procurando a notícia em portais confiáveis e jornais conhecidos. Caso ela não seja encontrada em nenhum outro lugar, pode ser falsa.

Origem

Verifique qual a origem da notícia, inúmeros sites têm nomes semelhantes a páginas sérias, confira sempre a URL do site ou link que receber.

Títulos alarmantes demais

É comum que Fake News venham acompanhadas de títulos muito alarmantes, isso já é um motivo para desconfiança, então é preciso tratar com cautela a informação.

No caso do suposto áudio do Bolsonaro, um dos títulos utilizado foi  “VAZA ÁUDIO DO BOLSONARO HUMILHANDO O POVO POBRE DO BRASIL”. A caixa alta, o tom alarmante e apelativo já indicam a possibilidade de ser falso.

midiamax

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + 16 =