Em falta, doses da vacina pentavalente devem chegar em MS nesta sexta-feira Na Capital estoques estão zerados

Em falta desde julho de 2019 no país, um carregamento de vacinas pentavalente deve chegar em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (10), de acordo com a SES-MS (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul). Ainda não se sabe quantas serão.

A vacina estava em falta desde julho de 2019, após a reprovação no teste de qualidade Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), na época foram interditadas 3.250.000 doses adquiridas pelo Ministério para distribuir para o País inteiro.

Conforme informado, as vacinas recebidas eram do laboratório Biological e com base na Resolução 1.545 de 11/06/2019 não poderiam ser utilizadas nem distribuídas. Foi aberto processo junto à OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) com a solicitação de recolhimento e substituição mediante autorização da Anvisa.

A secretaria destacou ainda que o Ministério recebeu apenas 880 mil doses do laboratório Serum India e estava aguardando a Baixa do Termo de Guarda para que as doses pudessem ser distribuídas e a determinação federal era que fosse feita a substituição temporária pela DTP (difteria, tétano e coqueluche) acrescida de uma dose de vacina de Hepatite B para crianças menores de um ano.

O órgão também afirmou que o estoque de DTP é suficiente para suprir a demanda no Estado e reafirmou que a última remessa de pentavalente foi enviada em novembro de 2019, por isso os estoques seguem zerados, mas alguns municípios ainda podem ter doses da vacina.

Na tarde desta quarta-feira (8), a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Campo Grande, confirmou a falta das doses na Capital e disse que a última remessa pontual para o município foi realizada em novembro de 2019, mas em quantidade mínima.

De acordo com a secretaria, o problema ainda é o repasse reduzido pela falta das doses em estoque do Ministério da Saúde, e pedem que os usuários que procurarem a vacina nas unidades de saúde deixem nome e telefone e assim que a vacina estiver disponível entrarão em contato

midiamax

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − sete =