Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda (23)

Além de postos de saúde, imunização será oferecida em farmácias privadas de São Paulo e Porto Alegre

A campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (23). Na primeira fase da campanha, que durará até o próximo dia 16, serão contemplados idosos a partir de 60 anos e profissionais da saúde.

A vacina não protege contra o coronavírus, mas a pandemia alterou o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde. A pasta antecipou o início da vacinação de abril para março e inverteu os grupos prioritários. Até o ano passado, a vacinação começava pelas crianças com idade entre 1 e 6 anos incompletos, grávidas e puérperas.

“Precisamos proteger os mais vulneráveis e os que estão na linha de frente no atendimento. É importante garantir que essas pessoas tenham acesso à informação para evitar filas nos postos de saúde”, disse o secretário em Vigilância e Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira.

Outro motivo para a antecipação, segundo o Ministério da Saúde, é que a vacina contra a gripe auxiliará na exclusão do diagnóstico porcoronavírus, uma vez que os sintomas da Covid-19 e da Influenza são parecidos.

“Se a pessoa avisa que foi vacinada [contra a gripe], isso vai auxiliar no raciocínio profissional para [o médico] pensar em outros vírus”, disse o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

A campanha deste ano tenta contar com reforços de farmácias privadas para amenizar aglomerações e o impacto sobre os serviços nas unidades básicas de saúde diante da pandemia de coronavírus. A ideia, no entanto, esbarra em restrições da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Apenas o estado de São Paulo e a cidade de Porto Alegre anunciaram a participação das farmácias. Essas unidades privadas aplicarão as vacinas, fornecidas pelo SUS, gratuitamente e sem ônus aos cofres públicos.

As farmácias vão começar aplicar a vacina na quarta (25) na capital gaúcha e a partir do dia 13 de abril entre as cidades paulistas.

folha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 5 =